PALAVRA LIVRE:
VEREADOR DR. JOSÉ FRANCISCO DE MOURA CAMPOS:
- Falou com relação à resposta recebida da Sabesp, na qual diziam não ter localizado o local do reparos solicitados e reiterou que fica na Rua José Rodrigues Machado quase esquina com a rua José Bellotto, e que é só andar dois metros que vão encontrar o buraco. Falou do seu descontentamento com a situação e pediu que seja enviado novo ofício para a Sabesp, pedindo que o problema seja corrigido com urgência.
- Comentou sobre pedido feito para tapa buracos na Rua Haroldo Pires Novaes, e que foram até o local e jogaram terra em cima do buraco, fazendo com que agora o local esteja cheio de poeira.
- Disse que já fez inúmeros pedidos e mostrou muitas fotos, de vários bairros, dando como exemplo o Jardim Europa, Pedro Zanella, Vila São José, e nada foi feito. Disse que falaram que no dia 4 de janeiro iriam retomar os serviços do desvio do Pedro Zanella e até agora nada também. Disse que fez reclamação sobre buraco existente na rua Ordele, perto do Super Marcon e Dakar Tintas e que também não fizeram nada e que pede, pede, mas nada é resolvido. Comentou que a cidade está regredindo cada vez mais e que essa situação já está cansativa, que todos os vereadores têm pedidos de operação tapa buracos na cidade, sem que nenhum tenha sido atendido.
- Disse que também enviou ofício para a concessionária Rodovias do Tietê pedindo manutenção e reparos no Trevo sobre a Ponte do Rio Sorocaba (Trevo da Laranja) e que até o momento nada foi feito.
- Disse estar bastante preocupado com a Segurança Pública da cidade, pois há um psicopata agarrando mulheres em locais ermos. Pediu que a população disque 181, 190 ou 199 e denuncie para que esse indivíduo seja preso o mais breve possível e que tem certeza que os policiais estão fazendo muito bem o seu trabalho. Solicitou o envio de ofício ao novo Comandante da Polícia Militar, desejando boas vindas e agradecendo pelo trabalho que vem realizando.
- Contou que esteve em São Paulo e que levou ofício ao Deputado Campos Machado pedindo aumento no número de viaturas policiais da cidade e ronda escolar, pois é preciso coibir o índice de drogas na região. Pediu envio de ofício ao Deputado Campos Machado agradecendo por sua atenção ao pedido feito.
- Contou que foi a São Paulo juntamente com o Vereador Vicente Di Santi Filho no último dia 17 de março, onde participaram de uma importante palestra sobre a Segurança Viária. Disse que foi uma palestra internacional, proferida por um professor da Noruega, que veio estudar o trânsito brasileiro. Solicitou o envio de ofício ao DETRAN-SP, parabenizando pela realização da palestra.
VEREADOR NEWTON GAZONATO:
- Comentou o pronunciamento do vereador Dr. José Francisco de Moura Campos e disse que entrou e vai sair da Câmara falando, falando, mas que não vê muita solução. Disse que iriam marcar uma reunião com os vereadores, não marcaram e ficou por isso mesmo e que a partir de Tietê é tudo diferente, mas aqui não tem solução, referindo-se à Concessionária Rodovias do Tietê.
- Falou que, em relação aos buracos da cidade, essa já se tornou uma coisa melancólica e na sua opinião é muita falta de planejamento, e que tinha que haver mais agilidade. Disse que espera que com as mudanças que vão ocorrer a partir desta semana os serviços sejam agilizados.
- Agradeceu a todos os colegas Vereadores pelo tempo em que esteve na Câmara Municipal, uma vez que essa é sua última Sessão e falou do respeito e consideração com que sempre foi tratado. Disse que procurou fazer o melhor e que ser Vereador é muito mais que isso, mas que não há como. Disse que o trabalho do Vereador é difícil e que os Vereadores não têm a força que gostariam de ter. Disse ainda que fica muito honrado de ter integrado a Casa, onde todos os colegas são pessoas muito dignas. Agradeceu a todos, bem como aos seus eleitores, e disse que fez tudo aquilo que podia ser feito, pois às vezes não consegue fazer, mas não porque não queira. Colocou-se à disposição de todos.
VEREADOR NILSO VENTRIS:
- Falou sobre os buracos da cidade e disse que os pedidos têm sido muitos, que todos os vereadores fazem pedidos, mas não são atendidos e que há muita demora para que isso ocorra. Disse que a Prefeitura está em dificuldades financeiras com a queda na arrecadação, mas que as ruas precisam de reparos urgentes, pois se encontram completamente esburacadas e oferecem riscos e transtornos aos moradores e motoristas. Disse que quando tapam um buraco dezenas de outros já apareceram e funciona como se estivessem enxugando gelo. Falou do descaso da Sabesp, que abre buracos nas ruas mas não tem comprometimento com o fechamento desses buracos. Disse que há duas Sessões foi feito o pedido de um cronograma dos serviços de tapa buracos pela Secretaria competente, mas que esse nem mesmo esse cronograma foi enviado para os vereadores e que em ano de eleições as cobranças são maiores pois há pessoas que acham que os vereadores nada fazem, o que não é verdade, pois todos trabalham, cobram, fiscalizam, mas não são atendidos. Pediu maior empenho e agilidade do Executivo para a solução desses problemas.
- Pediu o envio de ofício ao senhor Prefeito, solicitando agilidade na fiscalização da conservação das calçadas, pois muitas se encontram em estado precário, danificadas e cheias de mato, atrapalhando o trânsito dos pedestres e de cadeirantes. Disse que as calçadas precisam ser melhor conservadas e que os proprietários têm que ser notificados, pois do jeito que estão, deixam a cidade feia e com aspecto de abandono.
- Comentou o Projeto de Lei 13/2016, a ser votado durante a Sessão, e que tal projeto refere-se à Abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2016, da ordem de dois milhões, trezentos e setenta e sete mil reais, proveniente de verba liberada pelo Governo do Estado, através do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, FID, para a restauração da Estação Ferroviária. Disse que esse é um dos mais importantes investimentos do Estado na cidade nos últimos tempos e que apenas duas cidades do Estado foram contempladas com a liberação de verba para essa finalidade.
- Informou que a Serra de Botucatu será liberada na quinta-feira, dia 31 de março, para veículos leves, sendo que os caminhões e veículos pesados continuarão proibidos de trafegar no local.
- Agradeceu aos colegas Vereadores Newton Gazonato e Ricardo José de Oliveira pelo excelente trabalho que fizeram na Câmara Municipal e disse que ambos não pensaram em interesses pessoais, mas nos interesses da cidade.
VEREADORA REGINA MARIA DE ARAUJO ABDALA
- Parabenizou aos professores e alunos da Escola Mônica e disse que visitou a exposição de comemoração dos 21 anos daquela Escola, bem como assistiu à apresentação musical que fizeram em comemoração à Páscoa.
- Apresentou fotos e falou sobre o prolongamento da Rua Guilherme Marconi, local onde foi feito um muro beirando o antigo barracão do Fontana, mas que porém a prefeitura não tomou os devidos cuidados de fazer uma calçada e agora o alicerce do muro já está exposto, com uma cratera se abrindo com a infiltração de água e colocando em risco as pessoas que passam pelo local. Disse que os vereadores terão que cobrar as garantias dessa obra e ficará novamente aquele jogo de empurra-empurra. Solicitou que o senhor prefeito tome providências cabíveis antes que o problema se agrave.
- Falou sobre o estado em que se encontra a Rua Bonifácio de Arruda, no Jardim Europa, e que se agravou após a chuva da última sexta-feira. Pediu soluções breves, pois o local está praticamente intransitável e a cada chuva um pedaço do asfalto vai embora, conforme os próprios moradores falaram.
- Falou sobre a estrada que passa pela Usina de Asfalto, com excesso de cacos de telha que a prefeitura colocou e vários motoristas tiveram os pneus de seus carros cortados e motociclistas caíram. Disse que a estrada é pequena e tem mais ou menos 1600 metros. Pediu que seja colocado cascalho em toda a estrada e não apenas no trecho que vai até a Usina. Disse ainda que com o excesso de telhas colocadas e com a falta de sangria, a água não escoa e está deixando o local alagado quando chove. Solicitou o envio de ofício ao Executivo, pedindo que resolva o mais rápido possível esse problema.
- Disse também que na mesma estrada tem dois mata burros que estão com as vigotas soltas e que basta um pouco de boa vontade para resolver o problema das pessoas que fazem uso dessa estrada.
- Solicitou a limpeza do mato que fica no Trevo da Laranja, pois, quem vem para Laranjal Paulista quer ver a cidade bonita, limpa, além do que esse é outro problema fácil de ser resolvido.
- Falou sobre a ponte provisória construída no Ribeirão da Bomba, no Distrito de Laras, que não comporta a passagem de caminhões. Segundo moradores a passagem de caminhões tem sido rotina, deixando todos em situação de risco. Sugeriu que sejam colocadas duas manilhas nas cabeceiras da ponte para que os caminhões sejam impedidos de passar, zelando pela segurança das pessoas, pois, será muito triste se algum incidente grave vier a ocorrer e prejudicando aos os moradores do local, que ficariam novamente sem passagem devido ao fato de caminhões pesados estarem passando por uma ponte que não tem sustentação para isso.
- Enviou um abraço aos vereadores Newton Gazonato e Ricardo José de Oliveira e disse que foi um prazer trabalhar com ambos e que é uma pena que estejam deixando a Câmara Municipal.
VEREADOR VICENTE DI SANTI FILHO:
- Disse que no dia 17 de março esteve com o Vereador Dr. José Francisco de Moura Campos em importante reunião no DETRAN de São Paulo, sobre Segurança no Trânsito, e que foi uma palestra muito rica em informações. Disse que, infelizmente não havia nenhum representante do Departamento de Trânsito do município nessa palestra de tão grande importância e que nem sabe quem é responsável pelo Trânsito da cidade, que os Vereadores enviam ofícios, mas parece que ninguém dá importância. Disse que o trânsito está caótico e que não tem ninguém de responsabilidade. Solicitou o envio de ofício ao Executivo pedindo informações sobre qual Secretaria é responsável pelo Trânsito da cidade.
- Disse que esteve na reunião do PRAUP Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba no dia 22 de março, que teve como tema os "Avanços da Dengue", e que foi criada uma comissão e tiradas várias dúvidas sobre a doença e sobre o possível avanço da Dengue nos próximos meses. Disse que a idéia a mobilizar as 23 cidades do PRAUP e para o desenvolvimento de ações que envolvam o Executivo, Legislativo e as populações das cidades. Informou ainda que levou ofícios do vereador Djalma Bordignon, Ivete Migliani e Regina, os quais foram apresentados durante a reunião.
- Pediu mais empenho dos secretários municipais; disse que a cidade está um caos e que tapar buracos só com massa não vai resolver, pois tem ruas precisarão ter todo o asfalto refeito e para isso terão que contratar uma empresa para fazer o serviço. Disse que passou no São Roque e no Jardim Europa e que taparam apenas alguns buracos e foram embora. Disse que os Vereadores são cobrados e perguntou se fizeram algum cronograma de trabalho agora que vai haver mudança de secretário.
- Falou que está triste com o encerramento dos trabalhos dos parceiros Vereadores Ricardo José de Oliveira e Newton Gazonato e disse que são vereadores que nunca faltaram às reuniões da Comissões e que fizeram uma política baseada na ética. Disse que ficou contente por ter trabalho com os Vereadores e que a Casa perde com a saída de ambos, com que teve uma ligação muito boa, independente de partidos e de bandeiras partidárias. Disse que os dois Vereadores não são suplentes, mas sim Vereadores éticos.
VEREADOR RICARDO JOSÉ DE OLIVEIRA:
- Falou de sua emoção ao fazer o uso da palavra; disse que aprendeu a ser Vereador com Vereadores experientes, e que sai da Câmara com um currículo grande, pois aprendeu com grandes pessoas, grandes homens. Disse que houveram diferenças, mas sempre de forma ética e sem inimizades, e que foi uma honra ter trabalhado com todos.
- Fez solicitação para que na Avenida Brasil, Vila Zalla, os galhos que já foram podados sejam agora retirados e que ligaram na Garagem Municipal na quinta-feira pedindo que esse serviço foi realizado. Disse que agradece se acaso os galhos já foram retirados.
- Disse que na Rua Álvaro Mori, Alto dos Laranjais, entre os números 82 e 95, existem dois bueiros entupidos, e que transbordaram com a chuva e a água quase invadiu as casas próximas. Pediu o envio de ofício ao setor competente para que faça a limpeza desses bueiros.
- Disse que juntamente com a vereadora Edna Roma pediu que o EJA voltasse a funcionar na Escola Iara Bado, e que, em reunião com a secretária da Educação, Edna Araujo, tiveram a informação de que já no dia 4 de abril terão início as matrículas para o EJA na Vila Zalla.
- Agradeceu a paciência de cada colega, de cada Vereador e pediu desculpas se acaso em algum momento faltou com a ética.
VEREADOR DJALMA VALDEMIR BORDIGNON:
- Disse que enviou ofício ao senhor Prefeito solicitando providências para a Rua Silvano Alves Lima, Jardim Elite, que está intransitável e que quer que seja registrado em Ata Viva. Disse que o foi enviado de seu gabinete.
- Disse que fez outro ofício, juntamente com o Vereador Antonio Valdecir Berto, pedindo manutenção para as estradas rurais, especialmente do Morro Vermelho e Itapoá, onde há mais de quatro anos não passam máquina. Disse ainda que a estrada do bairro Três Carolinas já faz mais de dez anos que não recebe cuidados e que a última vez foi no mandato do ex-prefeito Roberto Fuglini e que não tem mais condições nem de trator transitar no local. Registrou que esse pedido também foi enviado de seu gabinete.
- Comentou a atual situação política do País, que parece mais um trem desgovernado e disse que não é golpe, mas um pedido de impeachment. Disse que os adjetivos que lhe vêm à mente são tão baixos que não tem coragem de citá-los em seu pronunciamento quando se refere aos atuais governantes.
- Prestou solidariedade à Família Pivetta pelo ocorrido com uma integrante dessa família na manhã do Domingo de Páscoa e leu nota da senhora Norma Pivetta, onde relata o ocorrido com sua irmã, que foi atacada e agredida por um maníaco. Disse estar indignado com o fato de que coisas como essa possam acontecer na cidade e que é preciso localizar com urgência esse maníaco. Pediu a ajuda de todos para que qualquer pista informem à Polícia Militar.
- Disse que no sábado, sob chuva, a Banda Municipal Giocondo Cordoni fez uma belíssima apresentação no Largo São João, que mesmo com a chuva não perdeu o seu brilho. Pediu o envio de ofício ao Maestro Fúlvio Scarme parabenizando-o, assim como a todos os músicos, pela apresentação.
- Agradeceu ao companheiro Vereador Ricardo José de Oliveira, e disse que este teve uma missão muito difícil, defendendo o indefensável e que gostaria de tê-lo como amigo.
- Dirigiu-se ao Vereador Newton Gazonato e disse que não esperava os elogios recebidos e o agradeceu pela convivência. Disse que as portas de sua casa estão abertas para ambos os vereadores, Ricardo e Newton.
VEREADORA IVETE APARECIDA MIGLIANI:
- Disse que não pretendia fazer uso da palavra, mas que precisava falar. Disse que gostaria de ser prefeita desta cidade e ter 11 fiscais andando pelas ruas e apontando os problemas existentes. Disse que o prefeito Heitor tem 11 fiscais nesta Casa, mas mesmo assim, qual é o resultado disso? Disse que está ficando cansativo, e é sempre o buraco, a lâmpada, o mato, a ponte, e sem qualquer resultado e que os Vereadores estão deixando a desejar em relação à fiscalizar os atos do Executivo. Questionou quem é que está preocupado com o Instituto Gálatas, com as obras e suas garantias, com as contra partidas das obras. Citou a obra da revitalização da Estação Ferroviária, uma obra de R$ 2,377 milhões, mas que tem uma contra partida de R$ 300 mil. De onde vai sair esse dinheiro, perguntou? Não está na hora de mudar o discurso? Dizem que está tudo bem, que as obras estão andando, mas, infelizmente a Administração Municipal não tem Planejamento.
ORDEM DO DIA:
- Processo nº 127 - Projeto de Lei nº 08/2016; do Poder Executivo; que altera o art. 17, da Lei nº 3.097 de 25 de agosto de 2.015, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária de 2016, e dá outras providências. RESULTADO: Aprovado em primeira votação por 10 votos favoráveis e 1 abstenção.
- Processo nº 165 - Projeto de Lei nº 13/2016; do Poder Executivo; que dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2016 e dá outras providências. RESULTADO: Aprovado em primeira votação por unanimidade.
- Processo nº 91 - Projeto de Lei Complementar nº 2/2016; do Poder Executivo; que revoga dispositivos da Lei nº 1301 de 16 de dezembro de 1975 - CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL e dá outras providências. RESULTADO: Aprovado em segunda votação por unanimidade.
- Processo nº 141 - Projeto de Lei nº 10/2016; do Poder Executivo; que dispõe sobre abertura de Crédito Adicional Especial no Orçamento de 2016 e dá outras providências. RESULTADO: Aprovado em segunda votação por unanimidade.
- Processo nº 183 - Requerimento nº 08/2016; do Vereador José Francisco de Moura Campos; que requer o contrato e o projeto da reforma da Escola Municipal João Salto e também a Nota Fiscal da compra das telhas utilizadas na reforma. RESULTADO: Aprovado em única votação por unanimidade.
- Processo nº 184 - Requerimento nº 09/2016; do Vereador José Francisco de Moura Campos; que requer a relação das datas e locais em que foi utilizado o Kit Cinema, com a respectiva lista de presença e/ou comprovação através de fotos do evento apresentado, conforme ofício nº 205/2016 - do Poder Executivo. RESULTADO: Aprovado em única votação por unanimidade.
Nada mais havendo a tratar, o senhor Presidente, Nilso Ventris, deu por encerrada a 3ª Sessão Ordinária de 14 de março de 2016.
Marlene Gazonato
Diretora de Comunicação
Câmara Municipal de Laranjal Paulista
Fones: (15) 3383-9276 - (15) 99689-4795
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.