PALAVRA LIVRE:
VEREADORA EDNA ROMA:
- Parabenizou e agradeceu o senhor prefeito pelo apoio que deu às secretárias de Educação e Assistência Social que lançaram Programa Educacional e Assistencial do município, no qual serão capacitadas cerca de 100 profissionais, dentre educadores, assistentes sociais, psicólogas, agentes de saúde, cultura e esporte e servidores do sistema judiciário para a Justiça Restaurativa, que será desenvolvido no município com o auxílio do Poder Judiciário da cidade. Palestra proferida pela psicóloga e professora Monica Maria Ribeiro Mumme, a Justiça Restaurativa tem como objetivo recuperar, preparar, reintegrar e reconquistar os indivíduos, e vem de encontro às necessidades de atender a uma problemática cada vez maior de violência entre os jovens.
VEREADOR DR. JOSÉ FRANCISCO DE MOURA CAMPOS:
- Solicitou o envio de ofício parabenizando o grupo de ciclistas "Laranja Mecânica", que realizou com muito êxito o evento "Pedal Solidário", que reuniu mais de 150 ciclistas e arrecadou cerca de 450 litros de leite que foram doados ao Asilo São Cristovão.
- Mais uma vez solicitou que a Sabesp seja convocada a uma reunião na Câmara Municipal, e que seja feita uma ata sobre essa reunião, que após, se não cumprido o que for acordado, seja remetida ao Ministério Público para as medidas cabíveis, uma vez que o que vem acontecendo, além de denegrir a imagem da cidade, é um desrespeito aos munícipes. Disse que a Sabesp tem que melhorar a qualidade dos trabalhos que executa na cidade, pois abrem buracos para conserto de vazamentos e esses buracos não são tapados. Citou o buraco da rua José Rodrigues Machado,Vila São José, que há mais de 30 dias encontra-se sem os devidos reparos.
- Disse que foi aprovada pela Câmara Municipal a criação do Disk-Denúncia de maus tratos aos animais, mas que até o momento esse serviço não foi regulamentado. Pediu agilidade na regulamentação para que não venha a ser mais uma lei engavetada.
- Disse que recebeu informações de que estão sendo providenciados serviços de manutenção para as quadras de esportes da cidade que continuará a desempenhar o papel de fiscalizador. Comentou sobre a reunião da Comissão Temporária Legislativa de Fiscalização e Execução de Obras Municipais, que a seu ver foi muito proveitosa e já agendada data para a próxima reunião
- Solicitou o envio de ofício à secretaria de Cultura, pedindo informações e levantamento de todos os gastos tidos para a realização do Carnaval de 2015.
VEREADOR NEWTON GAZONATO:
- Comentou sobre a atuação da Sabesp na cidade, que faz um bom serviço de tratamento e fornecimento de água, porém peca muito quando se trata de serviços da execução de tapa-buracos. Disse que já conversou com responsáveis pela Sabesp em Botucatu, com os quais mantém bom relacionamento, e que não adianta o gerente local da concessionária vir à Câmara, pois depois acontece outra coisa e não o que foi combinado. Disse que as reuniões tem que ser com diretores de Botucatu, pois esse é um assunto já bem irritante para todos. Citou também o exemplo da concessionária Rodovias do Tietê, que ignora os pedidos que são feitos pelos vereadores, a exemplo da Sabesp.
- Comentou que na sua opinião deveriam ser retiradas todas as caçambas de lixo da cidade e voltar ao sistema antigo, pois as pessoas fazem questão de colocar o lixo fora das caçambas e deixar tudo esparramado pela rua e calçadas. Citou o exemplo da caçamba que fica ao lado da Câmara Municipal.
- Citou serviços que estão sendo mal feitos na cidade, dando como exemplo o serviço de limpeza e manutenção das praças públicas, sendo que em algumas a grama é roçada mas não é retirada e fica no local até secar. Disse que a administração municipal tem secretários e assessores para fiscalizar e acompanhar os serviços. Pediu o envio de ofício aos órgãos competentes solicitando melhorias nesses serviços.
- VEREADORA REGINA MARIA DE ARAUJO ABDALA:
- Solicitou o envio de oficio ao senhor prefeito pedindo que providencie a colocação de um bebedouro na garagem municipal, pois, devido ao forte calor, esse é um pedido dos funcionários, que são obrigados a pegar água da torneira para encher seus recipientes térmicos antes de saírem para suas devidas funções.
- Informou que moradores da Rua João Aparecido Garpelli, bairro Colinas, reclamam das águas que ficam empoçadas no final da rua sempre que chove. Disse que já providências para esse problema, mas que nada foi feito. Pediu que seja aberta uma valeta para o escoamento das águas.
- Solicitou o envio de ofício ao senhor prefeito pedindo que acione a concessionária Elektro para que seja feita manutenção na rede elétrica pois há vários postes com inclinação, sendo necessária sua substituição, e deu como exemplo os postes existentes na rua Pedro Bado, 184, Jardim Elite; Praça Armando Salles Oliveira, em frente ao Ferroviário Futebol Clube e também na Rua Governador Pedro de Toledo, próximo ao número 914, sendo que este último já foi solicitado na tribuna no ano de 2013 e não foi solucionado o problema.
- Disse que recebeu reclamação sobre a entrega de correspondências pelos Correios, que está tendo muitos atrasos e por vezes chegam contas já vencidas, devido à falta de funcionários. Solicitou o envio de ofício ao senhor Diretor Regional dos Correios - Diretoria Regional São Paulo Interior, pedindo que estude a possibilidade de contratação de Carteiros para a Agência dos Correios de Laranjal Paulista.
- informou que foi procurada e informada por pais de alunos que a Escola Dona Isabel Alves Lima ainda encontra-se sem diretor e os pais demonstraram preocupação com esse fato. Pediu providências urgentes.
VEREADOR VICENTE DI SANTI FILHO:
- Informou que no dia 11 esteve em Botucatu, juntamente com o vereador e secretário do Parlamento Regional de Botucatu, João Elias Pereira, em visita ao prefeito João Cury Neto, daquela cidade, com a finalidade de tratar de ações prioritárias que beneficiarão Laranjal Paulista e região. Dentre os assuntos tratados citou os atendimentos hospitalares e ambulatoriais da Unesp, o programa "Bom Prato", que logo será inaugurado em Botucatu, as perspectivas de exploração do turismo na região denominada "Polo Cuesta" e o Plano Diretor Territorial, tendo em vista o desenvolvimento sustentável da região. Disse que com essa visita abriu um canal com o prefeito de Botucatu, que beneficiará em muito o andamento dos pedidos da cidade.
- Falou sobre a capina e manutenção das praças da cidade e pediu o envio de ofício ao senhor prefeito solicitando informações sobre a quantidade de máquinas de corte de grama e poda de árvores, número de funcionários para esses serviços, bem como se encontram esses maquinários. Solicitou informações também sobre as equipes que cuidam das estradas rurais, que estão cheias de mato.
- Pediu mais agilização nas informações sobre as obras do gasoduto, pois ninguém tem informações corretas. Disse que o vereador Djalma Bordignon está indo atrás de informações, mas gostaria de saber quais são os benefícios que serão trazidos para a cidade, pois estão abrindo valetas e causando grandes transtornos para a população e principalmente para as pessoas que residem onde a canalização está sendo realizada, sem que se saiba sobre os benefícios e impactos para a cidade.
- Convidou a todos para a palestra gratuita realizada na quarta-feira, 25, proferida pelo palestrante João Elias, Administrador de Empresas e Master Practitioner em PNL Programação Neurolinguística e também vereador em Botucatu, a respeito das "Leis do Triunfo Financeiro" .
VEREADOR CARLOS ALBERTO ROSSI:
- Complementou pronunciamentos dos vereadores que o antecederam, falando sobre a ineficiência dos trabalhos da Sabesp nas operações tapa-buracos sendo que por vezes utilizam terra molhada nesses serviços que perdem em qualidade. Pediu medidas mais severas da Câmara Municipal com relação à Sabesp.
- Comentou sobre o problema das caçambas de lixo e disse que dá vontade de fazer uma lei proibindo a colocação de caçambas de lixo na cidade, pois, presenciou catadores de lixo pegando com as mãos lixo podre no chão, enquanto as caçambas estavam praticamente vazias.
- Informou que observou os serviços de jardinagem também no Distrito de Maristela, e que são de péssima qualidade. Pediu que o secretário responsável pela pasta verifique pessoalmente o andamento desses serviços.
- Sobre as obras do gasoduto, disse que na reunião tida com o senhor prefeito e secretário de Obras, foram várias informações sobre as licenças e segurança e, que as informações recebidas são de não havia como proibir a passagem por dentro da cidade, pois o projeto vem de cima, de esferas superiores, mas que há toda documentação e licenças necessárias, bem como dispositivos de segurança, sendo que a pressão do gás será controlada por duas estações, uma na entrada e uma na saída da cidade, garantindo a segurança da população. Ainda assim, todas as informações necessárias serão levantadas, pois há uma grande preocupação com o assunto e munícipes interessados até em entrar com mandado de segurança para embargar a obra.
- Comentou sobre a primeira reunião da Comissão Provisória Legislativa de Fiscalização e Execução de Obras Municipais, a qual considerou muito produtiva, pois nela foram apresentados números, datas, documentações e planilhas que darão suporte para a realização de ações mais focadas sobre cada uma das obras e, dessa maneira a comissão poderá agir de maneira mais forte.
VEREADOR DJALMA VALDEMIR BORDIGNON:
- Falou sobre a situação precária em que se encontram as ruas da cidade, cheias de buracos, alguns abertos pela Sabesp, e pelo abandono da atual Administração Municipal. Falou sobre as estradas municipais rurais, sendo que visitou algumas no último final de semana e pode constatar o péssimo estado em que se encontram. Citou o trajeto percorrido e questionou a razão, já que o município foi contemplado recentemente por uma patrol, uma retroescavadeira e dois caminhões basculantes e, assim as estradas rurais deveriam estar bem cuidadas. Disse que irá percorrer outras estradas rurais para verificar se o descaso é o mesmo ou apenas onde mantém laços familiares, pois os seus pedidos não são atendidos pela atual Administração.
- Comentou ainda que no sábado presenciou um caminhão basculante da Prefeitura tombado na Estrada do Americano e solicitou o envio de ofício ao senhor prefeito pedindo esclarecimentos sobre o ocorrido.
- Falou sobre a obra do gasoduto de 8" que está passando pelo centro da cidade, e da reunião havida entre vereadores, prefeito e o secretário de Obras. Nessa reunião, disse, o senhor prefeito afirmou que o município não receberá nada em troca, sendo que em áreas particulares a empresa está pagando indenizações, através de processo judicial, para que não hajam atrasos na obra. Disse ainda que não tem conhecimento suficiente para afirmar se há riscos de acidentes na cidade com a travessia do gasoduto e apresentou fotos de várias explosões ocorridas em gasodutos ao redor do mundo. Disse que, na sua opinião, a melhor forma de acabar com as dúvidas existentes é a realização de uma reunião com a empresa concessionária de gás natural.
- Lamentou a retirada da rua em que mora, Rua Clóvis Milanelo, do projeto de asfaltamento, e que segundo o senhor prefeito teria sido motivado por exigência da Caixa Econômica Federal. Disse que são poucos moradores e duas empresas na rua, sendo que todos pedem o asfaltamento há bastante tempo e estão dispostos a pagar pelos serviços.
ORDEM DO DIA:
- Processo nº 14/2015 – Requerimento nº 01/2015; da Vereadora Regina Maria de Araújo Abdala, que requer informações do Poder Executivo sobre o controle e utilização de veículos por algumas secretarias no ano de 2014. Cópia de documentos e informações dos veículos que foram cedidos a CORELPA. Lista do patrimônio dos veículos, a situação em que se encontram e as secretarias a que pertencem. Cópias de documentos, de autorizações, das guias de recolhimento e de contratos relacionados ao uso de máquinas e veículos para serviços particulares; RESULTADO: Aprovado em única votação por unanimidade.
NADA MAIS HAVENDO A TRATAR O SENHOR PRESIDENTE DEU POR ENCERRADA A SESSÃO.