O cuidado e o respeito que cada cidadão deve dedicar em relação ao meio ambiente é uma exigência do que se espera do futuro da humanidade. Por isso, os setores públicos e governamentais em todos os níveis, tem a obrigatoriedade de estar à frente dessa batalha comandando as ações de combate.
Com esse objetivo foi tomada a iniciativa de apresentar a relevante matéria que será apreciada, e posteriormente aprovada pela Câmara Municipal, viabilizando assim a adoção de práticas ecologicamente corretas em todas as áreas de atuação.
Além das medidas práticas de proteção ambiental, essa norma estabelece que o legislativo desenvolva campanhas educativas, produzindo programas de conscientização ambiental, bem como formular medidas adequadas para a reutilização de material reciclável.
Muitas palavras existem para definir a preservação do meio ambiente tais como: ecologicamente correto, sustentabilidade, selo ambiental, imposto ecológico, politicamente correto, consumo sustentável, etc., e são frequentemente utilizadas pelas empresas e pessoas que se preocupam com a questão do meio ambiente, mas para que elas ocupem um lugar de destaque, devem ser precedidas de um trabalho eficaz e produtivo, possibilitando que a natureza seja realmente beneficiada em toda a sua plenitude.
A apresentação desse importante projeto, traz a certeza de que somado a outros programas já existentes, possa contribuir em muito pela melhoria da qualidade de vida. Seguramente, se constituirá em um exemplo a ser seguido pelos cidadãos, e talvez imitado por outros municípios que se preocupam com a saúde do Planeta Terra.