A abertura do Fomenta Regional contou com uma palestra magna feita por Edgar Guimarães, mestre em direito administrativo que abordou "Compras Governamentais das Micro e Pequenas Empresas: aspectos legais e práticos". Na sequência foram abertos painéis temáticos, voltados para o agronegócio, à MPE (participando de licitações) destacando a lei nº 8666/93 de licitação e contratos administrativos e a gestores públicos (contratação de MPE).
O Sebrae tem como objetivo sensibilizar o poder público e esclarecer que ele pode estimular o desenvolvimento local e também mostrar para aos micro e pequenos empresários que este é um mercado importante de uma compra permanente, e para que isto aconteça é preciso planejamento.
Segundo levantamento do próprio Sebrae apenas 20% deste mercado é explorado pelas MPEs e a ideia é que este número se aproxime de 30% até 2013. Outro estudo, do Ministério do Planejamento e Ministério do Trabalho e Emprego, revela que, em 2007, para cada bilhão comprado pelo governo federal das micro e pequenas empresas, 8,8 mil empregos foram criados. Para os consultores é um mercado que pode movimentar até R$ 400 bilhões anuais.
O Fomenta Regional Centro-Oeste Paulista mobilizou os escritórios regionais do Sebrae-SP em Bauru, Botucatu, Araçatuba, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, que enviaram caravanas e comitivas para participarem do evento.