Na tarde de quinta-feira, 26 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Laranjal Paulista uma reunião solicitada pela Comissão Legislativa Temporária de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, presidida pelo vereador Carlos Alberto Rossi, com a finalidade de fazer uma prestação de contas à população laranjalense à respeito das obras que se encontram em andamento na cidade.
Presentes à reunião, o prefeito Heitor Camarin Junior e o secretário de Planejamento e Obras do município engenheiro Douglas Fieri Rodrigues Machado falaram sobre as dificuldades que estão sendo encontradas pelos cortes no Orçamento da União e do Estado em razão da crise econômica enfrentada pelo País e que está fazendo com que hajam atrasos na liberação das verbas. Entretanto, disse o prefeito, as obras terão continuidade na medida em que as verbas forem liberadas.
Inúmeras obras estão em andamento na cidade e serão concluídas conforme forem acontecendo as liberações das verbas pelo Estado ou Governo Federal, sendo que algumas já tiveram os recursos depositados e serão finalizadas em curto prazo, disse o prefeito Heitor. São elas: A Creche Pró Infância, já em fase final e com capacidade para atender a 240 crianças; quatro novas Unidades Básicas de Saúde, já com mais de 70% das obras realizadas (Maristela, Vila Zalla, Vila São José e Itaporanga); a reforma do Posto de Saúde da Vila Zalla; Estádio João Roma, Ginásio de Esportes da Vila Zalla, Campo de Futebol de Maristela e Reforma do Estádio Acácio Luvizotto; conclusão das 80 casas do CDHU Antonio Benetton e as 168 casas do Projeto Minha Casa Minha Vida em Maristela; reforma da Rodoviária, cujos recursos já foram liberados; reforma da Praça do Bairro São Roque e também do bairro São Benedito e a finalização da obra do bairro Pedro Zanella, cujos recursos também já estão depositados e a previsão é de que até abril de 2016 esteja finalizada.
Também, uma importante obra deverá ser realizada no próximo ano, visando a mobilidade urbana e fazendo com que seja desviado do centro da cidade o trânsito de ônibus e caminhões. Trata-se da parceria da prefeitura com empresa privada e pela qual será aberta uma avenida paralela à Estação Ferroviária e que seguirá até as ruas João Marchesi e Guilherme Marconi, no centro.
Outras obras estão previstas, segundo informaram o secretário Douglas e o prefeito da cidade, porém, dependem ainda da assinatura dos convênios para posterior liberação das verbas. Assim, serão divulgadas quando em estágio mais avançado.
Diante dos diversos questionamentos feitos pelos senhores vereadores, o prefeito Heitor Camarin Junior esclareceu ainda à Comissão Legislativa Temporária de Acompanhamento e Fiscalização de Obras que está em negociação com a SABESP para que a prefeitura passe a realizar os serviços de tapar os buracos abertos pela Concessionária, uma vez que os serviços terceirizados pela SABESP vêm deixando a desejar em qualidade e prazo. A Concessionária, nesse caso, passará a pagar para a prefeitura pelos serviços realizados.
Esclareceu também que serão intensificados os serviços de manutenção nas academias ao ar livre e nos parquinhos de diversão da cidade, adiantando que já estão sendo feitas melhorias na iluminação das praças públicas, o que deverá proporcionar uma diminuição nos atos de vandalismo hoje praticados no município e que são bastante grandes.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal Nilso Ventris, os vereadores Carlos Alberto Rossi, Dr. José Francisco de Moura Campos, Vicente di Santi Filho e Ricardo José de Oliveira e o representante da vereadora Edna Roma assessor parlamentar Giovani Manes.
A Comissão Legislativa Temporária de Acompanhamento e Fiscalização de Obras foi criada no início de 2015, com a finalidade de fazer cumprir uma das mais importantes funções legislativas, que é a fiscalização das ações do Poder Executivo e do uso do dinheiro público e, segundo informou seu presidente, vereador Carlos Alberto Rossi, é um trabalho muito importante e que vai ter continuidade no ano de 2016.